Como as cores nos afetam?

Muitas vezes, percebemos as cores como um dado e não pensamos por que alguns causam uma onda de sentimentos e emoções em nós, e somos completamente indiferentes a outros. Há uma explicação científica para isso!

Talvez esse pensamento pareça absurdo para você, mas nossas emoções e sentimentos têm sua própria cor. Tente imaginar em cor um estado de tristeza ou saudade, sentimentos de alegria e deleite, e depois medo. Na sua imaginação, as metamorfoses incríveis acabaram de ocorrer: as cores cinza ou azul foram substituídas por amarelo ou laranja, e o medo ficou preto. Qual é o motivo de quais cores escolhemos?

Um grande papel é desempenhado pela cultura e pela linguagem. Nas crianças, até que elas começaram a falar, o hemisfério certo é responsável por distinguir cores, mas no processo de dominar o idioma, a função da percepção de cores vai para o hemisfério esquerdo. A linguagem em que falamos afeta diretamente como percebemos as cores.

Cada cultura tem suas próprias idéias sobre cor. Assim, nos países cristãos, a cor negra é considerada luto, embora na Espanha e na França até o final da Idade Média, o branco foi considerado tal. A história de Anna Bretonskaya está conectada a isso, que em 1499 pela primeira vez na história do imposto um vestuário de casamento branco. Interesses políticos exigiram um segundo casamento, e um vestido de noiva branco se tornou uma espécie de expressão do protesto da duquesa.

Algumas cores se tornam significativas para nós devido a algumas circunstâncias da vida. Que cor é sua amada? Eu acho que muitos serão capazes de responder a essa pergunta quase sem hesitar. Lembro -me de um caso interessante da prática. A mulher trouxe sua filha de 4 anos para uma consulta e trouxe desenhos, onde sua mãe foi pintada exclusivamente em preto, tradicionalmente interpretado como agressivo, hostil ou associado ao medo. No processo de trabalho, descobrimos que a garota está muito apegada à mãe, e a escolha da cor para sua imagem é devido à predominância no guarda -roupa da mãe de todos os tons de preto. É possível que essa garota esteja associada a algo agradável e quente para essa garota, e seus desenhos também causarão surpresa com uma escolha de cor não padrão para momentos agradáveis.

Hoje, os cientistas continuam investigando o efeito da cor em nosso

estado fisiológico e psicológico. Foi provado que uma pessoa percebe a cor não apenas através da visão, mas também graças aos receptores de pele. Em psicologia e medicina, há uma terapia de direção separada – quando o efeito da cor é usado para fins terapêuticos. Os estudos de Casimir Malevich também são baseados na terapia com cores: o artista provou que as paredes pintadas em determinadas cores afetam o estado das pessoas nas instalações. Então, algumas cores podem causar tosse, outras – dor de cabeça.

Se você quiser se entender, suas próprias preferências de cores, para entender quais sentimentos uma certa cor expressa e como isso afeta você, os métodos de arte terapêutica ajudarão nisso.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *