Em seu blog, a psicóloga da direção humanística disse por que é muito cedo para falar sobre transtorno de estresse pós -traumático no contexto de eventos recentes. E também compartilhou recomendações sobre como me proteger de lesões.
O fato de o transtorno de estresse pós -traumático estar apenas entre os participantes da luta pode ser chamado de um dos mitos mais importantes (e perigosos) sobre essa síndrome. De fato, qualquer evento traumático pode provocá -lo, cujos participantes ou testemunhas nos acabamos. Tudo o que em algum momento nos causou um estresse severo.
É possível dizer que, devido aos eventos das últimas semanas, a maioria das pessoas desenvolveu TEPT? De acordo com psicólogo Anastasia dolganova, não é assim. No momento, estamos diante de estresse agudo de graus variados. Ele pode não se tornar uma lesão – então não haverá transtorno pós -traumático.
Como o psicólogo explica, para que o estresse se torne uma lesão, é necessário que uma pessoa cumpra três condições:
abandonou as ações ou fez o que contradiz sua compreensão do bem,
mergulhou em sentimentos muito fortes e (ou) por muito tempo não podem diminuir,
Não pude compartilhar suas experiências com ninguém – sem medo de ser condenado ou rejeitado.
Acontece que basta não cumprir essas condições para evitar lesões. Eu preciso fazer outra coisa? O psicólogo explica.
“Em primeiro lugar A prevenção do trauma é ação ativa, separação da experiência, auto -regulação e não -reversal dos limites de seus valores. Se isso não for feito, o estresse se tornará excessivo e algo quebrará (isso é chamado de trauma psicológico), e a psique quebrada começará a trabalhar ineficientemente e nos privará da oportunidade de viver adequadamente, amar e trabalhar (isso é chamado Transtorno pós-traumático).
Segundo, A maioria de nós não tem habilidade para lidar com o estresse agudo, e isso é normal, Já que nossa vida foi pacífica. Precisa ser comprado. Os colegas têm muitos exercícios e explicações, pequenos e grandes, sobre o que exatamente precisa ser feito com seus sentimentos, desejos, ações e corpo físico quando os tempos difíceis vêm. Manuais bonitos, claros e eficazes. Você precisa entender essas informações e dominar a habilidade.
Neste lugar, no qual deve haver o desenvolvimento de uma nova habilidade para se sustentar no estresse agudo, surgem duas perguntas, sobre as quais eu gostaria de falar
O primeiro é uma certa condescendência, a depreciação de recomendações como “Faça uma lista de casos que estão no campo
do seu controle” ou “Faça seis respirações lentas e exalações”.
Aqui, provavelmente, a ausência pessoal de energia (e, portanto, evitando o esforço), e uma certa limpeza, a consideração de informações e a decepção da experiência de uso, adquirida anteriormente, desempenha um papel. No entanto, todas essas coisas nos bons tempos não deveriam ter funcionado de forma alguma: habilidades básicas de auto-regulação e gestão de sua vida removem o excesso, não tudo, e se isso for normal, as sensações não mudam particularmente.
Há um excesso de estresse agudo: ansiedade, impotência, raiva, desespero. Este excesso precisa ser removido. O fato de que, na vida comum, era necessário (e ajudou) para as pessoas em situações e condições especiais, agora quase todo mundo precisa dominar. Tal tempo. E este é apenas um daqueles esforços que se justificam.
A segunda pergunta é por que tudo isso é necessário, por que se colocar em ordem
Por que fazer esforços para se sentir melhor se o mundo for destruído, o significado é perdido, as pessoas sofrem e o futuro é sombrio e não há esperança? Para quem sofre perdas, esses pensamentos descrevem adequadamente a realidade, para outros, empatia e tendência à empatia podem se manifestar para que eu só possa respeitar.
No entanto, qualquer significado de vida sempre foi uma categoria individual. O colapso de um significado não significa o colapso de todos os significados em geral, já que ele não era originalmente uma pontuação da vida, mas uma invenção criativa pessoal. Da mesma maneira que nossos antigos significados apareceram, nossa psique criará novos – se você der uma oportunidade. Para fazer isso, você precisa interromper o trabalho esmagador de estresse agudo e auto -destrevia, que floresce na ausência de esforço.
Ninguém sabe o que acontecerá a seguir, mas se nada for plantado, então a Terra sempre chega a ervas daninhas. Se você levar para as trevas futuras, o mal e as lesões não estão incluídas em seus planos, então você precisa respirar, trabalhar, elaborar listas de assuntos e esperar até que uma nova energia seja gasta a partir disso. Porque se, como o querido Ekaterina Shulman diz, vamos viver, então Veremos um novo mundo, e ele consistirá de nós. Na minha opinião, isso pode muito bem se tornar um dos significados possíveis “.